Palestrantes


 Edna Maria de Araújo




Enfermeira, Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Estágio sanduiche e pós doutorado na Public Health School of the University of North Carolina at Chapel Hill - EUA (UNC). Responsável pelo convênio de cooperação internacional entre a UNC e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Mestrado em Saúde Coletiva. Professora Titular do Departamento de Saúde da UEFS. Coordenadora e Membro do Colegiado da Pós Graduação em Saúde Coletiva; Membro do Comitê Técnico Municipal e Estadual de Saúde da População Negra.





Silvone Santa Bárbara


Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Feira de Santana , mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, com estágio sanduich na Université Laval Québec Canadá. Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana, membro efetivo do Núcleo de Gestão do Trabalho em Saúde (NUGETS). Coordenadora do PET redes da UEFS, membro do grupo de pesquisa NUDES/UEFS e do grupo de pesquisa GERIR/EEUFBA.





Evanilda Souza de Santana Carvalho

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Doutora em Enfermagem pela UFBA com Doutorado Sanduich no Departamento de Sociologia IV da Universidad Complutense de Madrid. Atualmente é professora do Mestrado Profissional em Enfermagem na Universidade Estadual de Feira de Santana






Kia Caldwell



PHD em Antropologia Social, Mestre em Estudos Latino-Americanos da Universidade do Texas em Austin, A.B. na literatura Espanhola e Civilização, Certificado em Estudos Latino-Americanos da Universidade de Princeton. Professora do Departamento de Estudos Africanos e Afro-Americanos e do departamento de Antropologia na Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill, Estados Unidos.  Desenvolve pesquisa sobre mulheres negras e a epidemia de HIV/AIDS no Brasil e nos Estados Unidos. 




Gail Hugles


Doutora em Saúde Pública, pela Escola de Saúde Pública, Berkeley, CA. Mestre em Saúde Pública, Bacharel em Ciência. Tem como especialidades de pesquisa: Investigação Epidemiológica sobre HIV/AIDS, Câncer,  Epidemiologia Cardiovascular e Saúde Materno-Infantil. Já trabalhou como consultora internacional para agências como - USAID, MCID, NIH/DAIDS, e várias organizações sem fins lucrativos nos seguintes países: Iraque, Turquia, Jordânia, Guatemala, Venezuela, Brasil, Costa Rica, Tailândia, Índia, Nepal ,China, Cuba, Egito e África do Sul. Professora e diretora do Instituto Herbal Science and Medicine da Sul-Africano da Universidade de Western Cape na Cidade do Cabo, África do Sul

Kristin Zeneé  Black

Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill, EUA. Doutora em Filosofia – Saúde Materno-Infantil. Mestrado em saúde Pública - Saúde Materno-Infantil.












Aline Silva Gomes Xavier

 Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia . Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana. Pesquisadora do núcleo interdisciplinar de estudos sobre desigualdades em saúde (NUDES) e voluntária do grupo de pesquisa (GEM) da Universidade Federal da Bahia. Tutora do PET Saúde Urgência e Emergência da Universidade Estadual de Feira de Santana.


 



Climene Laura de Camargo


Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado pela Université Rene Descartes-Sorbonne, Mestrado em Enfermagem pela UFRJ, Graduação em Enfermagem pela Faculdade Adventista de Enfermagem, Professora da Escola de Enfermagem da UFBA, no programa de graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica.








Denize Almeida Ribeiro

Coordenadora de Políticas Afirmativas da UFRB e professora da UFRB. Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Nutrição e Dietética pela Universidade do Estado da Bahia (UESB), Especialista em Desigualdades Raciais na Educação pelo CEAO/UFBA, Especialista em Saúde da Família pelo ISC/UFBA, Mestre em Saúde Comunitária pelo ISC/UFB e Doutora em Saúde Coletiva pelo ISC/UFB.





Rosa Cândida Cordeiro




Graduada em Enfermagem pela UEFS, Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela UFBA. Professora da UFRB. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidados de enfermagem; vigilância à saúde, saúde da mulher, doença falciforme, mulher negra, mulher em situação de violência, discriminação racial e de gênero.






Altair Lira


Mestrando em Saúde Coletiva - Gestão em Saúde com ênfase em Hemoterapia, ISC/UFBA. Bacharel em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia da saúde, pela UFBA. Sócio fundador da Associação Baiana das Pessoas com Doenças Falciformes (ABADFAL). Membro do Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde, do Comitê de Assessoramento Técnico em Doença Falciforme e Conselheiro Nacional de Saúde.


Raquel Souzas


Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, mestrado em Saúde Pública pela USP e doutorado em Saúde Pública pela USP. Pesquisadora da USP e professora adjunto da UFBA. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, relações raciais, direito à saúde, direitos reprodutivos e saúde                                        coletiva.

Ionara Magalhães de Souza


Pedagoga graduada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Fisioterapeuta graduada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestrado em Saúde Coletiva pela (UEFS); Pós-graduanda em Estudos Étnicos e Raciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades em Saúde (NUDES/UEFS).




Marluce de Lima Macêdo

Possui graduação em Licenciatura Em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana e mestrado e doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Professora da Universidade do Estado da Bahia e atualmente Presidenta da Associação de Pesquisadores Negros da Bahia-APNB.


Otto Vinícius Agra Figueiredo


Educador Social, Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana; Especialista em Política do Planejamento Pedagógico pela Universidade do Estado da Bahia e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia . Membro do Grupo de Pesquisa FIRMINA Pós-Colonilidade: educação, história, cultura e ações afirmativas / UNEB; Chefe da UNDEC - Unidade de Organização e Desenvolvimento Comunitário da UEFS; Professoror Auxiliar do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS; Pesquisador do CEDE - Centro de Estudos e Documentação em Educação/UEFS. Membro da Comissão de Ações Afirmativas da UEFS.


Luciano Marques dos Santos


Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia na área de concentração Gênero, Cuidado e Administração em Saúde. Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana. Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos das Desigualdades Sociais em Saúde (NUDES-UEFS).




Djanilson Barbosa dos Santos


Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Ciências Farmacêuticas - Farmácia Clínica pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Saúde Pública - Epidemiologia pela Universidade Federal da Bahia. Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.






Liliane de Jesus Bittencourt


Graduada em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia e mestra em Saúde Materno Infantil pelo Instituto Materno Infantil de Pernambuco. Professora da Universidade Federal do Recôncavo. Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça e Saúde - NEGRAS.



Silvia da Silva Santos Passos



Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana, epecialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Escola de enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA). Mestre em Enfermagem pela EEUFBA. Doutoranda em Enfermagem pela EEUFBA. Professora Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana. Pesquisadora do GECEN (Grupo de Estudos sobre o Cuidar em Enfermagem) e do NUDES (Núcleo de Estudos sobre Desigualdades em Saúde)


Denise Lima Mascarenhas


Secretária de Saúde do município de Feira de Santana, graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora da Faculdade Anisio Teixeira, especialista em Auditoria de Serviços de Saúde. Consultora em Gestão da Empresa Médica Intervir. Atualmente faz parte da Comissão de Registro de Prontuários e de Revitalização do Ambulatório do Hospital da Mulher.






Hilton Pereira da Silva

Medico, posui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Pará, Mestre em Antropologia - The Pennsylvania State University, Mestre em Saúde Pública - The Ohio State University, EUA e Doutor em Antropologia/Bioantropologia - The Ohio State University, EUA. Atualmente é Coordenador da Casa Brasil-África da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente. Tem experiência nas áreas de medicina e antropologia/bioantropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, África, evolução e adaptabilidade humana, ecologia humana, políticas públicas de saúde, antropologia biológica e meio ambiente, antropologia da saúde, Determinantes Sociais em Saúde, saúde coletiva, antropologia visual, antropologia forense.

Estélio Gomberg


Bacharelado em Ciências Sociais. Pós-Doutorado em Ciências Sociais. Doutorado em Saúde Coletiva. Mestrado em Antropologia Social. Autor dos livros Hospital de Orixás: encontro terapêutico em terreiro de candomblé; Racismos: olhares plurais; Leituras Afro-Brasileiras: territórios, religiosidades e saúdes.










Juanma Sanchéz Arteaga

PhD em Biologia. Autor do livro " La razón selvage" e artigos sobre a epistemologia ea filosofia , e  história do conhecimento, foi premiado com o Ensaio V Prêmio Caja Madrid. Instituto de Humanidades, Artes, e Ciências Professor Milton Santos UFBA.







Claudia Sepulveda

Professora adjunta do Departamento de educação da UEFS, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Membro do grupo de Pesquisa em Ensino, História e Filosofia das Ciências Biológicas (Instituto de Biologia-UFBA).








Marco Antonio Leandro Barzano

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas. Mestrado
e Doutorado em Educação. Professor de Pós-Graduação em educação e Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS). Professor titular da UEFS. Experiência na área de Educação,    Educação      Ambiental;  Museus de Ciências e Divulgação Científica.